Sabor Picante

Falando Sobre: Ayurveda, Instagram
04/02/2017

sabor picante

 

O sabor Picante/Pungente estimula as enzimas digestivas do intestino delgado, ele é composto pelos elementos FOGO e AR e portanto aumenta Pitta, Vata e reduz Kapha.

Este sabor atua positivamente nas doenças da garganta, erupções alérgicas e outras doenças da pele, alasaka (um tipo de indigestão) e inchaços (edemas). Reduz o inchaço de úlceras, seca a gordura e umidade, aumenta a fome, é digestivo, melhora o paladar, promove eliminação dos doshas, seca a umidade excessiva do alimento, desfaz massas duras (ex: tumores), dilata os canais do corpo e alivia Kapha aumentado. Usado em excesso causa secura, depleção do esperma (Sukra ou elemento de reprodução e de força), desmaio, tremores e dores na cintura, nas costas, perturba todos os problemas de pitta.

A ingestão balanceada do sabor PICANTE dá mais sabor à vida, cria o desejo pela novidade. Em excesso: pode gerar raiva, impaciência e sarcasmo.

Exemplos de alguns alimentos de sabor ou reação picante: Todos os tipos de pimenta; gengibre, cebola crua, rabanete, alho cru, assa-fétida, mostarda, pimentão.

Imagem por @ayus.ayurveda

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro