Receita: cuscuz de tapioca com leite de coco e um toque ayurvédico

Falando Sobre: Ayurveda, Culinária, Instagram
22/05/2017

receita

 

Adoro essa mistura de sabores brasileiros!
Tanto o COCO quanto a TAPIOCA granulada (um subproduto da mandioca), são ingredientes facilmente encontrados no Brasil e juntos compõem uma das receitas mais fáceis e deliciosas pra um lanche da tarde ou café da manhã. Anota aí:

INGREDIENTES:

▫️polpa de 1 coco maduro
▫️1 xícara de tapioca granulada (não é a mesma que faz a tapioca de frigideira, esta da receita é mais grossinha, você encontra facilmente em qualquer supermercado)
▫️500 ml de água
▫️1/4 de xícara de açúcar demerara ou mascavo
▫️1 pitada de sal
▫️1 colher de sopa de massala doce ou mix de temperos doces que você tiver: canela, cardamomo, noz moscada, cravo, cúrcuma, anis estrelado, erva doce, gengibre

PREPARO:

Bata a polpa de coco com 500ml de água, coe em uma peneira de voal e violà, você tem o leite de coco! Aqueça em uma panela o leite de coco, aproximadamente 1 colher de sopa de massala doce ou temperinhos doces, 1/4 de xícara de açúcar demerara, 1 pitada de sal e aproveite o bagaço do coco para enriquecer a receita, adicionando uma mão cheia dele no preparo.

Quando estiver quente, quase fervendo, jogue o líquido sobre a tapioca granulada, que deve estar em um refratário de vidro grande ou em pequenos potinhos de vidro.

A sacada dessa receita é que você não precisa ficar cozinhando, a tapioca só precisa de um líquido quentinho pra se hidratar. Mexa por alguns minutinhos, deixe descansando até amornar, misturando de vez em quando, e quando esfriar, cubra com um plástico filme ou tampa e deixe na geladeira.

Após umas 6 horas a tapioca granulada estará completamente hidratada e pronta pro consumo! Sirva em taças e decore com geleia de frutas ou coco ralado. ⠀
Se você já experimentou essa receita, me conta o que acha dela. É prática ou não é? 😉

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro