O sono em horário inadequado

Falando Sobre: Ayurveda, Instagram, Saúde
27/05/2017

04 gold sono

 

O sono em horário inadequado, em excesso ou a ausência do mesmo destrói a felicidade (a saúde) e a vitalidade, como uma Kalaratri (deusa da morte). Permanecer acordado durante as noites (evitando dormir) é um comportamento secativo (causa secura dentro do corpo, gerando desvitalização), dormir durante o dia é um comportamento oleoso (causa umidade dentro do corpo, gerando acúmulos) e tirar uma soneca sentado confortavelmente durante o dia não é considerada uma conduta nem secativa, nem oleosa.

Dormir durante o dia é benéfico durante o verão (ou locais onde o calor é extremo), pois nesta estação VATA sofre um aumento leve e a secura é maior; isto porque no verão o Sol retira a umidade do dia e as noite são curtas; o mesmo (dormir durante o dia) nas outras estações causa aumento de KAPHA e PITTA. Porém, dormir durante o dia é benéfico para aqueles que estão exaustos, como por exemplo, pessoas que falam excessivamente em suas profissões, que dirigem muito, caminham muito, carregam muito peso, realizam atividades físicas extenuantes, exaustão pela raiva, tristeza, medo, para aqueles que sofrem de dispneia, soluço, diarreia, para idosos, crianças, pessoas debilitadas, emagrecidas, que sofreram lesões, que tem sede, dor abdominal, indigestão, aqueles que sofreram agressão e que estão intoxicados. Nesses indivíduos, o sono diurno mantém a normalidade dos tecidos e KAPHA nutre o corpo.

Aqueles que possuem mais gordura corporal e KAPHA e que ingerem alimentos gordurosos diariamente não devem dormir durante o dia.

Texto retirado do Astanga Hrdayam – um dos textos-mãe do Ayurveda

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro