O jeito correto de evacuar

Falando Sobre: Estilo de Vida
08/09/2016

No ocidente dificilmente iremos encontrar um vaso sanitário formatado para atender a necessidade fisiológica da correta evacuação. Evacuar sentado no vaso sanitário é antinatural. Essa postura adotada não permite o completo relaxamento do músculo puborretal, fazendo que forcemos ele para a eliminação das fezes. Essa postura, associada a maus hábitos de vida e alimentação, seria uma das causas de problemas de saúde como constipação, hemorroidas, apendicite e até câncer de cólon.

zachod-trans

A posição correta para fazer cocô é sentado no vaso sanitário com o joelhos elevados, acima da linha do quadril, como se estivesse sentado de cócoras no chão. Ficar nesta posição irá relaxar o músculo puborretal e liberar a passagem do intestino, facilitando a saída das fezes.

sanitarios

Sentado: A posição bloqueia a passagem das fezes. Para evitar incontinência, o músculo puborretal comprime o reto quando estamos de pé ou sentados (ângulo de 90º). O reto comprimido evita que as excreções saiam em momentos impróprios.

Agachado: De cócoras (ângulo de 60º), o reto fica totalmente relaxado, abrindo caminho fácil para o que vier. Dessa forma, o cólon esvazia-se rapidamente.

Porém sabemos o quanto subir no vaso sanitário é perigoso, podendo resultar em acidentes gravíssimos.

Para conseguir ficar de “cócoras” quando for usar a privada, é recomendável elevar as pernas, e, para isso, basta usar um apoio debaixo dos pés. Pode ser uma caixa, um banquinho ou qualquer apoio que permita a elevação dos joelhos, para que o músculo puborretal fique relaxado

Esse vídeo do Não Acredito ilustra bem a forma como posicionar o corpo


Em alguns países do Oriente essa forma de sentar no vaso não é praticada. Na Índia, por exemplo, os vasos sanitários ficam no chão. Qualquer atividade, seja urinar ou defecar, são feitas de cócoras, no chão.

Exemplo de banheiro na Índia

Exemplo de banheiro na Índia

Essa realidade está longe de ser praticada por nós ocidentais. No Brasil nem dispomos destes modelos alternativos de louças sanitárias.

Isso não nos impede de evacuarmos de forma mais saudável. A alternativa do banquinho em frente ao vaso já nos coloca em vantagem fisiológica, sem que tenhamos que abrir mão do conforto de nossas louças sanitárias.


Aqui em casa nós fabricamos o nosso próprio banquinho. Apelidamos ele carinhosamente de Bancocô, rs.

mvi_6394

É incrível. Depois que comecei a usar ele, meu quadro de constipação melhorou muito. A qualidade de nossas eliminações gera uma melhora geral em nosso corpo. Fezes não são feitas para ficarem retidas no corpo, uma vez que isso acontece, nos tornamos enfezados, intoxicados e isso acarreta em outras desarmonias com reações em cadeia negativas. Cuide bem para que você não tenha constipação.

Segue algumas outras dicas para prevenir a constipação:

  • Beber 2 litros de água por dia, pois a água hidrata as fezes, o que facilita sua passagem ao longo do intestino;
  • Comer frutas e legumes com casca e bagaço, sempre que possível, pois isso aumenta o consumo de fibras;
  • Adicionar sementes e farelos como linhaça, chia, farelo de trigo e gergelim em sucos, iogurtes, tapiocas e panquecas;
  • Comer alimentos integrais, como pão, arroz, macarrão e farinha;
  • Ingerir probióticos e fermentados, que são bactérias que melhoram a saúde intestinal, como Kefir de água;
  • Comer oleaginosas no café da manhã, como nozes, castanha do pará e amêndoa.
  • Praticar atividade física ao menos 4 vezes por semana.

Caso você não tenha a mesma paciência de fabricar o seu próprio Bancocô, me mande um e-mail no leilagsilva@gmail.com que te explico melhor como você pode aquirir o seu.

img_6423

 

Crédito: naoacredito.com.br

  1. Yakaw Adairalba disse:

    Sugiro que faça a patente do banco, de material acessível a compra. Também poderia vender via net.
    Eu adiquiria…

  2. Smithb754 disse:

    Thanks for the sensible critique. Me &amp my neighbor were just preparing to do a little research about this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I am very glad to see such wonderful info being shared freely out there. gdkaddkfcbedbdde

  3. Jales disse:

    Vc poderia dizer as dimensões do banco?

  4. Fabio disse:

    Muito boa a dica. Aqui no Brasil já tem até uma empresa que se especializou nesse banquinho de cócoras. Eu comprei o meu lá. Para quem quiser, segue o site da loja: http://www.banquinhodecocoras.com.br

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro