Nem tudo que é saudável te faz bem

Falando Sobre: Ayurveda, Instagram, Saúde
15/03/2017

04 gold saudavel

 

Só porque um alimento é saudável, não significa que ele é bom para você. E vou te dar aqui alguns exemplos importantes:

?Uma pessoa que tem muito muco, não deve ingerir laticínios, pois estes são mucogênicos.
?É incompatível uma pessoa com as extremidades frias comer alimentos crus, isso agrava ainda mais as qualidades frias dela.
?É uma incompatibilidade uma pessoa com urina ardida, queda de cabelo, fios brancos, irritabilidade ficar comendo coisas que agravam Pitta, como berinjela, tomate, cebola, alho, banana. E essas pessoas tipo Pitta, justamente adoram esses alimentos.
?Ou em um dia de outono, com as características secas e frias do outono, a pessoa comer alimentos secos e frios, como saladas, isso é uma incompatibilidade do tempo.
?Limão é uma fruta ácida, que é incompatível com tomate e pepino. Aquela salada deliciosa com tomate e pepino não deveria ser temperada com limão.
?Outra incompatibilidade são os laticínios com carnes. Ou seja, strogonoff, bife à parmegiana, pizza com queijo e carnes… isso não é nada bom.

Uma pessoa vata não necessariamente precisa fazer uma dieta anti vata, mas uma pessoa com agravamento em vata precisa. Uma pessoa com agravamento pitta fará uma dieta anti pitta, e uma agravada em Kapha fará uma dieta anti kapha. ⠀

Mas se você é uma pessoa saudável, sem dosha agravado, com um bom agni (fogo digestivo), você pode até mesmo se alimentar de forma incoerente de vez em quando que não vai se desequilibrar, pois a performance metabólica salva incompatibilidades… Assim como macarrão com tomate é incompatível e todo italiano come. Um agni forte supera os efeitos de incompatibilidade, porém, se praticado por longo tempo vai gerar desarmonia.

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro