Kajal – remédio e maquiagem

Falando Sobre: Ayurveda, Estilo de Vida, Instagram
05/02/2017

BQISvzbDwV7

 

O Kajal, conhecido como maquiagem é também é um remédio popular na Índia, preparado com uma lamparina, algodão e ghee. Pode ser feito de duas formas, uma delas é mais medicinal, com óleo de mostarda:

A primeira queima-se um pavio de algodão em uma lamparina feita de ghee a segunda coloca-se uma colher de prata sobre a chama com fiapos de algodão, depósito do algodao queimado é coletado e misturado com uma pequena quantidade de ghee, algumas gotas de óleo de neem e uma pitada de cânfora.

O resultado final é uma pasta pegajosa de consistência que lembra um batom, é armazenado numa pequena caixa de prata (a prata é adequada porque não permite a proliferação de bactérias). O Kajal também pode ser feito pela queima de um pavio de algodão no óleo de mostarda esta queima de óleo de mostarda e algodão tem muitas propriedades medicinais e especificas para o distúrbios que atinge um dos dhatus (tecidos) específicos que podem atingir a visão.
Para aplicar o kajal, tocar levemente a ponta do dedo anular cuja a força é a mais sutil entre todos os dedos. Deve ser tocado com cuidado toda a extensão das pálpebras. O Kajal deixa o olhar com brilho devido suas propriedades medicinais que ajudam a manter os olhos limpos e saudáveis.
Se houver uma leve sensação de queimação e um pouco de lacrimejamento, é devido à reação química, que tem o efeito de fortalecer os olhos.

A Cânfora (NÃO É A SINTÉTICA) é refrescante e atua na limpeza da glândula lacrimal que ajuda os olhos a permanecerem saudáveis.

O Kajal é colocado sobre os olhos todos os dias após lavar o rosto pela manhã.
Na Índia, os homens colocam kajal à noite antes de deitar.
O uso do kajal é tradição entre homens, mulheres e crianças de todas as idades, mas no caso de uso em crianças não se pode colocar a cânfora. As crianças aplicar o kajal no sexto dia após o nascimento até seis anos para proteger os olhos.

A empresa Himalaya fornece esse tipo de Kajal

Que seus olhares sejam de brilho e harmonia, aliás os olhos são a porta, expressão e a essência da alma.

Crédito: @raizyogaeayurveda

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro