Buttermilk dá vitalidade e nutrição ao corpo

Falando Sobre: Ayurveda, Culinária, Instagram
09/05/2017

buttermilk

 

Buttermilk ou Takra é o soro do leite, ou leitelho, obtido na preparação de manteiga, iogurte e queijos que passaram pelo processo de fermentação (adição de cultura de microorganismos que produzem o iogurte ou coalhada).

A forma mais simples de obtê-lo é colocando algumas colheres de iogurte para cada litro de leite integral morno a 32°C. Deixe a mistura descansar no escurinho com temperatura estável por 8 a 12 horas e o resultado é o iogurte, que depois passa por uma filtragem em um coador de pano com a malha bem fina. O que escorre do iogurte é o soro do leite, ou buttermilk.
Para quem faz cultura de Kefir de leite, pode filtrar em um coador de pano o iogurte de kefir e o soro também será o buttermilk.

Trata-se de uma bebida terapêutica de qualidade leve (laghu), possuindo os sabores doce, ácido e levemente adstringente, não causando peso quando consumido pois é facilmente digerido.

A ingestão diária de Buttermilk mantém a pessoa saudável em virtude de suas propriedades de regular o agni (fogo digestivo) e ser tridosha (bom para Vata, Pitta e Kapha). Buttermilk limpa os canais de circulação que transportam nutrientes para todas as células do corpo (srotas), por isso, ele cria nutrição adequada, aumenta a capacidade de absorção e assimilação dos nutrientes que ingerimos. É efetivo no tratamento de anemias, promove o intelecto e nutre os tecidos do cérebro, promove a imunidade, pacifica vata, dá força e tez, é digestivo, regula a flora bacteriana intestinal e dá satisfação. O consumo continuo do buttermilk limpa e desintoxica os intestinos e alivia constipação. É rico em vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e elementos probióticos.

Receitas

Buttermilk para vata:
▫️100ml de buttermilk
▫️1 colher de café de cardamomo em pó
▫️½ colher de café de erva-doce em pó
▫️½ colher de sopa água de rosas.

Buttermilk para Pitta:
▫️100ml de buttermilk
▫️1/3 de colher de cafezinho de coentro em pó
▫️2 colheres de sopa de água de rosas
▫️4 folhas de hortelã fresco.

Buttermilk para kapha:
▫️100ml de buttermilk
▫️½ colher de cafezinho de canela
▫️1 pitada de cardamomo
▫️1 pitada de pimenta do reino

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro