Alimentos amargos

Falando Sobre: Ayurveda, Instagram
12/12/2016

sabor amargo

 

No Ayurveda, as qualidades dos alimentos são classificadas pelos sabores, que são o Doce, Azedo, Salgado, Picante/Pungente, Amargo e Adstringente… Hoje vamos falar sobre o sabor Amargo.

O sabor amargo (Tikta Rasa Karma), em si, não costuma ser muito apreciado. Porém ele cura anorexia, atua sobre a perda de consciência, promovendo sua restauração, apazigua febre, náusea e sensação de queimação. O sabor amargo acalma Pitta e Kapha, seca a umidade, gordura, sendo facilmente digerível. Aumenta a inteligência, é frio em potência, causa secura, “limpa” o leite do peito e a mucosidade da garganta. Usado em excesso, causa depleção dos tecidos (dhatus) e doenças de origem Vata.

A nível emocional, a ingestão balanceada do sabor Amargo leva o indivíduo ao desejo de mudança e crescimento. Em excesso pode criar amargor e frustração.

Outros exemplos de alimentos de sabor ou reação amarga são a bardana, o alcaçuz (reação), ginseng, cúrcuma, folhas como dente de leão, cardo santo, almeirão, o jiló, melão japonês, melão de são caetano, alcachofra, genciana, fenogrego, e ruibarbo.

Mais informações, clique aqui

Imagem por Cristiane Egger.

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro