A Insônia e sua relação com os doshas

Falando Sobre: Ayurveda, Saúde
18/04/2017

A perspectiva ayurvédica define três tipos de desequilíbrios do sono:
1. Insônia tipo VATA: Quando se acorda após 2h da madrugada e tem dificuldade para voltar a dormir. O corpo está exausto, mas a mente não para de pensar. Geralmente acompanhado com mãos e pés frios. Sendo este, o tipo de insônia mais comum.
2. Insônia tipo PITTA: Quando se tem dificuldade para dormir ou acorda antes das 2h da madrugada e não consegue voltar a dormir. Geralmente acompanhada por intensa atividade mental, calor, fome e azia.
3. Insônia tipo KAPHA: Quando você dorme e tem dificuldade para acordar. Normalmente acompanhado de embriaguez mental ao acordar e acorda cheio de muco

 

Isso ocorre pois no decorrer das horas, a atuação de Vata, Pitta e Kapha varia.

  • Das 22:00h até as 02:00h da madrugada há maior predomínio de Pitta, e se o indivíduo estiver com desequilíbrio desse dosha, poderá apresentar sintomas de insônia no horário noturno de pitta
  • Das 02:00h até as 06:00h da manhã há maior predomínio de Vata, e a pessoa com desequilíbrio desse dosha geralmente acorda durante esse período e tem dificuldade de voltar a dormir
  • Das 06:00h até as 10:00h da manhã há maior predomínio de Kapha, e a pessoa com desequilíbrio desse dosha apresenta dificuldade de acordar e sensação de que dormiu bastante, mas ainda acordou com sono e cansado.

 

insonia vata

Para pacificação de insônia VATA, recomenda-se dieta de pacificação VATA:

  • Privilegiar alimentos que são quentes, pesados e oleosos.
  • Minimizar consumo de alimentos frios, secos e leves.
  • Enfatizar os sabores doces, salgados e azedos.
  • Reduzir os alimentos picantes, amargos e adstringentes.
  • Incluir sementes de gergelim e papoula em sua dieta.

Resultado de imagem para leite de amendoas

Antes de dormir:

Deixar de molho amêndoas com água por algumas horas, e fazer uma batida de amêndoas antes de deitar.

Bater água quente com amêndoas, noz-moscada e açúcar mascavo ou melado.

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Pessoas Vata devem ir para a cama por volta das 22 horas e devem dormir viradas para o lado esquerdo.

 

 

 

Praticar antes de dormir o PRANAYAMA Chandra Bhedana (Respiração da Lua por 5min; inspirar pela narina esquerda e expirar pela narina direita, fechando a narina oposta.

Após os 5 minutos, siga com 30 segundos de Pranayama Bhastrika (respiração de fole = respiração acelerada), finalizando com respirações profundas, com inspiração e expiração pelo nariz, usando a capacidade pulmonar total. Finalize com 1 minuto de meditação. Repita até que os pensamentos de agitação diminuam

DICA: Se você acordar no meio da noite, levante-se e beba alguma água morna ou um chá de camomila. Não fique apenas deitado entregue às turbulências da mente.

 


insonia pitta

Para pacificação de insônia PITTA, recomenda-se dieta de pacificação PITTA:

  • Incorpore alimentos que são frios e líquidos.Resultado de imagem para leite com tamaras
  • Reduza os alimentos quentes e picantes.
  • Alimentos de sabor doce, amargo e adstringente são bons
  • Reduza os alimentos que são picantes, salgados ou azedo.
  • Incluir coco e seus derivados em sua dieta.

Antes de dormir, beba um copo de leite medicado:

Ferva 1 copo de leite orgânico, desligue o fogo, coloque no leite 2 pitadas de canela em pó e 4-5 tâmaras inteiras, bata tudo no liquidificador. Sirva quente no inverno e em temperatura ambiente ou um pouco frio no verão.

 

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Pessoas PITTA devem ir dormir entre as 22h às 23h e dormir sobre seu lado direito.

 

PRANAYAMA: Fazer cinco minutos de respiração Ujjayi (inspirar pelas narinas, contraindo levemente a glote e produzindo um leve ruído que deve ser suave e contínuo; reter o ar nos pulmões com a glote totalmente fechada; expirar pelas narinas, contraindo a glote e produzindo o mesmo ruído suave do atrito do ar na garganta.

Após os cinco minutos de pranayama, siga por um ou dois minutos de meditação.


insonia kapha

Para pacificação de insônia KAPHA, recomenda-se dieta de pacificação KAPHA:

  • Escolha alimentos que são leves, secos e quentes.
  • Minimizar ou evitar consumo de alimentos que são pesados, oleosos e frios.
  • Aumente a ingestão de sabores picantes, amargos e adstringentes.
  • Reduza os alimentos de sabor doce, salgado e azedo.Resultado de imagem para chá manjericão

Antes de dormir:

tome chá de manjericão, hortelã ou cravo.

 

 

PRANAYAMA: Pouco antes de dormir, pratique 2min de Bhastrika – Sentado com as costas bem eretas, faça por alguns instantes a respiração abdominal. Aos poucos, comece a acelerar o ritmo, contraindo ao máximo o abdômen a cada exalação. Isso deve produzir um ruído bem alto e forte. A inspiração acontece espontaneamente, quando o diafragma e o ventre se expandem. Ao exalar, o diafragma se eleva e a musculatura reta abdominal se contrai vigorosa e rapidamente. Ao inspirar, o abdômen se projeta para fora. Ao exalar, ele se contrai com força. Seguido por uma meditação de um minuto.

As pessoas Kapha predominante gostam de dormir às 21 horas. Porém, dormir é considerado uma atividade oleosa, que gera nutrição e aumento de estrutura, então, dormir por longo tempo gera redução do seu metabolismo e faz com que haja ganho de peso.

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SUGESTÃO: Pessoas Kapha deve ir para a cama por volta das 23:00 horas e é melhor para eles acordar entre 4:30 às 5 horas e, em seguida, praticar yoga ou dar um passeio. Esta quantidade de sono vai fazer o corpo se sentir melhor e ajudá-los a perder peso. As pessoas de Kapha devem dormir em seu lado esquerdo.

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