6 dicas de como deixar sua salada ainda mais saudável

Falando Sobre: Ayurveda, Culinária, Instagram
05/04/2017

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A salada é considerada sempre uma opção saudável do cardápio, mas para alguns ela pode gerar efeitos adversos, vamos entender o porquê  disso:

A sala geralmente é composta de ingredientes crus, como alface, tomate, pepino, cenoura, beterraba, cebola… o que a torna um prato de difícil digestão, com potência fria, sendo basicamente um prato seco e frio, o que agrava o dosha vata e pode gerar desequilíbrios ao dosha kapha. ⠀
Para quem possui esses doshas predominantes, sobretudo vata, vai observar um aumento de gazes, dificuldade de digestão, aumento do frio no corpo e também calafrios em decorrência do consumo desse prato. Ainda mais por que quem é vata predominante geralmente adora consumir alimentos com qualidades similares ao seu biotipo.

Para reduzir esses sintomas, vou passar aqui algumas dicas para os vatinhas continuarem consumindo sua salada sem terem tantas reações adversas:

? Consuma ingredientes cozidos na salada sempre que possível, como cenoura, brócolis, chuchu e beterraba cozidos.⠀
? Para os ingredientes da salada que não estão cozidos, como alface, pepino e tomate, amasse-os até “sangrarem”.⠀
? Polvilhe sobre a salada temperos digestivos, como açafrão, cominho, gengibre, alecrim, assafétida, feno grego e noz moscada, você pode até fazer um mix de temperos pra ter a sua própria massala anti vata.
? Utilize óleos para reduzir a secura da salada, como óleo de gergelim, azeite ou ghee.
? Mastigue bem a salada, para facilitar a digestão.
? Dê preferência ao consumo da salada durante o almoço, que é quando nosso fogo digestivo (agni) está em sua máxima potência.

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