4 alimentos que o Ayurveda diz que você nunca deve combinar com leite

Falando Sobre: Ayurveda, Instagram
30/05/2017

 

Já pensou em uma deliciosa vitamina de frutas? Delícia né! Mas ao tomar essa mistura de leite com frutas, embora pareça uma decisão saudável, você estaria gerando problemas para o seu corpo e o Ayurveda tem algumas considerações a fazer a respeito disso. Continue lendo e entenda mais.

incopatibilidade leite

 

O Ayurveda tem uma disciplina que se chama Viruddha Ahara, ou incompatibilidade de alimentos, onde desaconselha a combinação de certos alimentos que são mutuamente incompatíveis. De acordo com a literatura ayurvédica, a interação entre esses alimentos pode causar distúrbios sistêmicos no corpo. Impotência, cegueira, insanidade, infertilidade e doenças intestinais são alguns dos problemas de saúde causados pelo consumo de alimentos incompatíveis de forma sistêmica.


O leite é um daqueles alimentos que são notórios para causar efeitos de Viruddha (incompatibilidade) no corpo humano, principalmente porque não pode ser combinado com uma grande variedade de ingredientes.

Vamos abordar hoje quatro combinações de leite muito utilizados na nossa culinária, mas que podem causar problemas de saúde ou desconfortos físicos.


LEITE E FRUTAS
A vitamina é o termo que usamos para definir a mistura liquidificada de leite com uma ou mais frutas, a própria palavra Vitamina nos faz crer que o preparo é saudável. Pois bem, a junção de um ou mais elementos saudáveis não necessariamente faz bem pra saúde, é quando 1 + 1 não é = a 2.

Frutas como banana, morangos, abacaxi, limas e laranjas produzem calor na digestão. Mas o leite, por outro lado, tem um efeito refrescante. Quando estas frutas são digeridas, o sabor pós digestivo delas torna-se ácido. Quando o leite e essas frutas são consumidos juntos, suas qualidades mutuamente opostas podem apagar o fogo digestivo. Isso, por sua vez, pode causar um desequilíbrio na flora intestinal. É então que Ama (toxinas) são criadas no  estômago. Mistura de leite e frutas juntos muitas vezes provoca resfriados, tosse, muco e alergias.


LEITE E CARNES
As características do leite o tornam um ingrediente proeminente em muitos pratos populares como o estrogonofe, bife à parmegiana, pizzas, massas, tortas... O problema é que estes pratos também contêm carne como o frango ou a carne bovina. O Ayurveda desaconselha fortemente a combinação de carne com produtos lácteos. O leite é um alimento completo por si só e é também um alimento concentrado, significando que é denso em nutrientes. O sistema digestivo tem que trabalhar dedicadamente para “quebrar” o leite, e combiná-lo com outras formas de proteínas concentradas como a carne vai colocar muita pressão sobre o sistema digestivo.


LEITE E PEIXE
De acordo com Ayurveda, peixe e leite têm sabor doce, mas ambos têm potências opostas. O peixe é tem potência quente, enquanto o leite, fria. Combinar esses dois elementos pode causar Ama no corpo. No Ayurveda, as toxinas são as causas das doenças, e esta combinação incompatível pode resultar em Ama e acabar afetando a pele, dando origem a condições de pele como o vitiligo. Além disso, os dois combinados podem causar obstruções nos vários canais do corpo humano causando problemas circulatórios e condições cardíacas, além de piorar o quadro de má digestão. Se deseja fazer um prato com peixe, use o leite de coco, este sim pode.


LEITE E SAL
O sal e o leite têm qualidades antagônicas. Quando o leite é usado para a base de preparos salgados e molhos, estamos inconscientemente causando grande dano ao nosso corpo. Você pode dar um novo significado aos molhos utilizando alguns leites vegetais ou sementes germinadas, experimente!

 

Os efeitos nocivos dessas combinações podem não se manifestar imediatamente em nosso sistema, mas o acúmulo de anos de alimentação incompatível pode resultar em problemas de saúde ou facilitar o agravamento de distúrbios já instalados no corpo. Portanto, certifique-se de não combinar o leite com nenhum destes alimentos.

 


Crédito:

The Health Site

  1. Mônica Fortunato disse:

    Adorei os textos, são excepcionais as explicações. Grata

Voltar
copyright leila gusmão 2017 | desenvolvido por vinicius ribeiro